Biografia
Ester Diahoha nasceu aos 31 de Maio de 2003 em Viana. Tem o ensino médio em Ciências Físicas Biológicas e é finalista do ensino superior no curso Ensino do Português e Línguas Nacionais.
É revisora, ensaísta, consultora literária, escritora, professora de Língua Portuguesa e nos tempos livres de Língua Inglesa. Fala o Português, Inglês e é curiosa no Espanhol.
É membro do Movimento Litteragris e componente do Núcleo NEIGUM. Tem formações em Escrita Criativa e Comentário Literário pela VPA e Teoria do Comentário Literário pelo Litteragris.
Participou como comentarista dos lançamentos dos livros de Isabel Ferreira em 2023, Kissangua Agridoce (Luz Poética – A Literatura como um Portal) e de Aníbal Simões em 2024, Memórias de uma Kuvale (Uma Linha Ténue Entre Mundos Culturais) publicados no Jornal Cultura e site Litteragris, respectivamente.
Bem como do Colóquio Cartografia e Historiografia da Mulher na Literatura em 2024 com a comunicação Incipiência: A Poesia Como Arma de Desfragilização da Mulher na Sociedade. Também participou de uma Maka à Quarta-feira na União dos Escritores Angolanos em 2024 no Centenário de Uanhenga Xitu com a comunicação Metaplasmos: Mapeamento de Alguns dos Fenómenos Linguísticos no Português Falado em Angola – Luanda, do qual recebeu um certificado de mérito.
No mesmo ano participou de uma actividade homenageando o criador da Universidade Jean Piaget, Oliveira Cruz, fazendo o comentário de suas obras A. Oliverira Cruz – Por Mim Passava Vento e Variações Em Se… Diálogo Remissivo, a Natureza e Essência do Ser-se Por Meio da Poesia.
Ainda, três vezes foi convidada à Rádio Cultura no programa Manhã de Prosas para comentar os temas: A Mulher na Literatura, o Papel da Crítica Literária na Literatura e a Literatura no Resgate da Identidade Cultural.