Edmira Cariango

Vice-coordenadora p/ Literatura

Biografia

Nascida em Luanda aos 9 de Maio de 1999. É licenciada em Língua e Literaturas em Língua Portuguesa pela Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto. A Frequentar o Mestrado em Literaturas em Língua Portuguesa na Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto.

  Assistente Editorial e revisora na Mayamba Editora desde Fevereiro de 2023. Professora de Literatura no Atelier D’Artes Lucengomono. Membro do Movimento Litteragris e do Círculo de Estudos Literários e Linguísticos Litteragris.

Tem publicações no jornal de Angola, Cultura- Jornal Angolano de Artes e Letras, na revista online Palavra e Arte, autora de contos e poemas. Colaborou como revisora na revista de Crítica Literária Mayombe. Participou em tertúlias e conferências relacionadas às letras.

Artigos e Comunicações

  • Tecidos e Texturas na Poética de Ana Paula Tavares. Incursão a Ritos de Passagem. ( Revista Palavra & Arte).
  • O Autor e o Sujeito Lírico em Lua(anda), de Mariquita 50. (Mayombe, Revista Angolana de Crítica Literária, 1° edição).
  • O Erotismo como Recurso Expressivo em As Simetrias de Mulher, de Mariquita 50. (Revista Lavra e Oficina da União dos Escritores Angolanos. (comunicação apresentada na tertúlia sobre o erotismo e a representação da mulher na literatura angolana. Na União dos escritores angolanos).
  • O Sonho da Liberdade e Defesa da Harmonia entre Mulheres e Homens em O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chiziane. (Revista Palavra e Arte).
  • Tempos, Lugares e Vivências. A Poesia como Fotografia das Circunstâncias e das Expressões Afectivas do Eu. A Estrada da Secura, de Luís Kandjimbo. ( Palavra e arte).
  • Radiografia da Alma Humana e a Utilidade da Poesia. Rua da Insónia, de João Tala. (revista Mayombe, segunda edição).
  • Os Cantos da Poesia de Kalunga. (comunicação apresentada na segunda sessão do Clube de Leitura Contra Ignorantes. Homenagem a João Fernando André Kalunga. 26 de Março de 2022).
  • Do Direito à Leitura da Alma. Incursão ao Imaginário através da Poesia de Agostinho Neto. (Comunicação apresentada na primeira Conferência sobre a Pide no trajecto de Agostinho Neto, realizada aos 15 de junho na União dos Escritores Angolanos).
  • Processos Criativos na Obra Lueji, O Nascimento de Um Império, de Pepetela ( Comunicação apresentada no Colóquio Pepetela de Asas Abertas, realizado em Julho de 2023 pelo Movimento Litteragris).
  • Pertinências e Interrogações: Incursão à Narrativa de Amélia Dalomba. Nsinga, O Mar no Signo do Laço ( comunicação apresentada na Maka à Quarta-feira da União dos Escritores Angolanos, edição de 2 de Agosto de 2023).

Educação

UAN, Faculdade de Humanidades.

Carreira

Professora de Literatura, Assistente Editorial.

Participação

Membro do Litteragris desde _______.

Contacte-me