Satchonga Tchiwale

Assistente Técnico

Biografia Artística

Satchonga Tchiwale pseudónimo de Adelino Satchonga Chiwale, nasceu na cidade do coração de Angola – Bié. Provém de duas famílias tradicionais, Ovimbundo e Quimbundo. Filho de Santos Chiwale Andrade, natural de Malanje, Província de Malanje e de Emiliana Jamba Feliciano, natural de Kahala, Província do Huambo. Fez os seus estudos na cidade de Luanda. Seu talento para a declamação, design gráfico, escrita, dança, editoração e arte cénica foi observado desde sua adolescência e juventude.

Em 2012, concluiu o ensino médio em Contabilidade e Gestão pelo Instituto Médio de Economia de Luanda (I.M.E.L). Em 2017, venceu o concurso de declamação na cadeia televisiva da TV-ZIMBO no programa A TARDE É NOSSA em homenagem ao poeta Agostinho Neto. É co-fundador do Movimento Evangélico Arte da Graça; é Vice coordenador da Companhia de Dança Dançando na Luz do Vento ‘‘DLV’’; é Co-fundador do Projecto Nós Arte Sacra e compõe o novo corpo do Movimento Avivar (Cristã) exercendo a função de secretário.

De 2009 a 2016, integrou o Movimento Artístico e Literário ‘‘Lev´Arte’’, onde exerceu a função de Recursos Humanos no sector do município de Viana. Passou a integrar o Movimento Litteragris a partir do ano de 2017. Actualmente é estudante do Ensino Superior sob o curso de Contabilidade e Gestão da Faculdade de Ciências Sociais e Económica da Universidade de Belas – Angola. Tchiwale é dançarino, poeta, declamador, editor, designer gráfico, actor, activista cultural e prosador.

Obras Publicadas

  • POESIA DO FADO E DOS TAMBORES – Antologia Internacional (C.P.L.P) – 2018;
  • REVISTA TUNDA VALA – ano II – 2018;
  • NÓS E A POESIA – antologia em homenagem ao escritor João Tala – 2019;
  • O KANDONGUEIRO – ano II – 2020.

Biografia Académica

Satchonga Tchiwale, é pseudónimo literário de Adelino Satchonga Chiwale, filho de Santos Chiwale e de Emiliana Jamba; casado com Arlete Luís Cardoso Vela Chiwale; é natural do Bié, Angola, nasceu a 12/11/1992. Escritor, editor, designer gráfico, capista, declamador, dançarino, crítico literário, activista cultural e investigador afecto ao Círculo de Estudos Literários e Linguísticos Litteragris onde exerce a função de Comunicação e Imagem. É Técnico de Contabilidade pelo Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL); Frequenta o Ensino Superior no curso de Contabilidade e Gestão da Faculdade de Ciências Sociais e Económicas da Universidade de Belas – Angola.

Artigos

  • O crítico literário e o escritor medroso – cartas aos jovens escritores
  • Evangelho cerebral: uma viagem sobre a poesia sacra em «Sinos do Evangelho» de Mozier Jocand

Educação

IMEL, Universidade de Belas

Carreira

Contabilista, Autor e Crítico Literário.

Participação

Membro do Litteragris desde _______.

Contacte-me